Designação do projeto | Vinhos d’Alqueva
Código do projeto | ALT20-01-0752-FEDER-001467
Objetivo principal | Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas
Região de intervenção | Alentejo
Entidade beneficiária | Encostas do Alqueva Comercial, SA
Data da aprovação | 2016-03-04 Data de início | 2015-07-01
Data de conclusão | 2018-06-30
Custo total elegível | 240.600,00EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 108.270,00EUR Apoio financeiro público nacional/regional
Objetivos, atividades e resultados esperados
Projeto apoiado e financiado pelos Fundos da União Europeia no âmbito do Sistema de Incentivos SI Qualificação e Internacionalização.
A Encostas do Alqueva Comercial, SA foi constituída em 1999, localizada em plena região demarcada do Alentejo a empresa dedica-se à produção de vinhos alentejanos de gama média/alta. A empresa surge intimamente associada à Cooperativa Agrícola de Granja e à Amareleja Vinhos, ambas as entidades reconhecidas como produtoras de vinhos de qualidade. A empresa também produz azeites, contudo a sua comercialização ainda se exibe pouco significante face ao volume de negócios que o promotor apresenta, razão pela qual considera-se no presente projeto de investimento, o Vinho como produto estrela da empresa.
Tendo em conta a sua estratégia no médio e longo prazo, a empresa apresentou um projeto ao sistema de incentivos Portugal 2020 Internacionalização, com o objetivo de apostar na internacionalização dos seus vinhos.
Este projeto contribuirá para o incremento de dois fatores dinâmicos de competitividade, a internacionalização e a economia digital.
O plano de promoção contempla ações como participação em feiras internacionais no setor dos vinhos e azeites, com o objetivo de divulgar os seus produtos; ações de prova e degustação; prospeção e presença em mercados internacionais de forma a estabelecer contato direto com agentes como distribuidores, importadores e retalhistas; criação de um plano de marketing internacional; realização de publicidade em outdoors; elaboração de material promocional, material de exposição estudos de mercado que caracterizem em termos macro e setoriais os diferentes mercados alvo.
Em suma, com a realização deste projeto a empresa irá focar-se numa estratégia de consolidação dos mercados em que já atua e captação de novos clientes em novos mercados que apresentam grande apetência de consumo dos vinhos portugueses de qualidade superior.